© 2018 by S & PAZOZZOO. All rights reserved.

Para anúncios, reclamações e outras questões, contacte:

contacto@noivachoque.co.mz

* A Noiva - choque não se responsabiliza por nenhum fornecedor anunciado neste website, sendo o seu papel meramente relacionado à publicidade e/ou comunicação entre usuários do website e serviços anunciados.

"Partilhar é se importar."

-Dicas para noivas-

O que custa casar em Moçambique?

Fizemos um pequeno estudo para saber o que tem custado casar em Moçambique, não só em relação ao custo financeiro, mas também ao tempo. Resolvemos partilhar convosco os nossos resultados.

 

Dinheiro

Se perguntar ao seus pais quanto eles gastaram para realizar o casamento deles há aproximadamente 30 anos atrás, a resposta pode ser: “5000 Meticais? Não sei, talvez menos porque eram só 50 convidados, a tia Fulana ofereceu o bolo, a Cicrana ofereceu os frangos e cozinhamos tudo em casa...”.

Com esse valor hoje mal dava para pagar se quer o DJ. Não é apenas por causa da inflação, etc, mas também porque nos famosos “anos da crise” os casamentos eram mais simples, não havia metade das coisas que são consideradas fundamentais hoje e o que havia era do mais básico.

Se perguntarmos quanto um casamento custa hoje, a resposta é totalmente diferente de há 30 anos atrás ou de há 3 anos atrás. Cada ano que passa, mais e mais dinheiro é “necessário” para organizar um casamento e mais coisas são “essenciais”. Há 10 anos atrás não era tão comum um ítem como Decoradora fazer parte da lista, pois a decoração “básica” que muitos espaços ou salões de casamento oferecem era suficiente.

Veja uma estimativa dos preços no mercado hoje, para um casamento de 300 pessoas, em meticais:

 

Salão/espaço: 50.000 - 200.000

Decoração: 100.000 - 300.000

Catering: 55.000 - 500.000

Bebidas: 60.000 – 200.000

DJ: 20.000 - 40.000

Música ao vivo (banda/artista): 10.000 - 50.000

Fotografia/filmagem: 25.000 – 100.000

Vestido de noiva: 15.000 – 60.000

Fato do noivo: 15.000 - 45.000

Bolo de casamento: 15.000 – 30.000

Bouquet: 5.000 - 10.000

Alianças: 25.000 – 100.000

Maquilhagem: 3.000 – 10.000

Penteado: 5.000  - 10.000

Convites: 30.000 - 60.000

Brindes: 20.000

Noite de núpcias: 7.000 – 15.000

 

Total: 445.000 - 1.750.000

 

Note que aqui não incluímos segurança, serventes, manicure, depilação, sapatos, bar, luz, nem muitos outros custos como a lua de mel, a famosa festa do dia seguinte que às vezes é um segundo casamento...e a lista continua.

De acordo com um pequeno inquérito que fizemos no Instagram, 56% das noivas disse que pretende gastar ou gastou mais de 700 mil meticais para fazer o seu casamento e as coisas apontadas como as mais caras foram o espaço, a decoração, a comida, o vestido de noiva e as fotografias.

A tendência destes valores aumentarem ano à ano é real, principalmente pelo surgimento de novos costumes influenciados por casamentos do estrangeiro. A cerimónia do casamento cada vez mais se torna numa indústria muito lucrativa, por isso existe muito incentivo para a criação de produtos e serviços que possam atrair a atenção das noivas e futuras noivas. O importante é não se confundir o que é moda e “espectáculo” com o que serve para celebrar e recordar um grande momento.

Aprenda como fazer um orçamento para um casamento aqui.

 

Tempo

Nalguns países é de praxe uma noiva escolher um Wedding Planner, assim que se decide casar. Este irá tirar praticamente todas as tarefas mais maçadoras das mãos da noiva, deixando-a apenas com a responsabilidade de tomar decisões. Imagine, com um Wedding Planner, não precisa procurar alguém que faça os brindes, os bouquets ou a decoração, pois ela/ele já terá todos contactos e vai lidar com eles pessoalmente. É com certeza um grande alívio e uma economia de tempo.

Cá em Moçambique, aos poucos tem surgido esse hábito, mas não é a realidade da maioria dos casais. Portanto, o tempo dispendido para organizar o casamento é muito grande. No inquérito que fizemos, a maioria (62%) das noivas disse ter começado a organizar o seu casamento com menos de 1 ano de antecedência e nesse período ter gasto mais de 1 hora diariamente com os preparativos, quer seja pensando no que fazer, como procurando activamente os serviços. Se pensarmos que além do casamento, temos que continuar com as nossas vidas (trabalho, estudos, filhos, entre outros), percebemos quão stressante esta tarefa pode se tornar. E se adicionarmos o facto de muitas vezes, se não na maioria das vezes, a tarefa de encontrar os serviços e fornecedores que queremos ser muito penosa ou de não sabermos por onde começar e que caminho tomar... Por isso tudo sempre aconselhamos a começar a planificação com antencedência e ter o máximo de ajuda possível. Perguntar a quem já casou como foi a organização do seu casamento, onde e como encontrou os serviços é sempre útil. É muito mais fácil quando há um guia que possamos seguir e não vamos às cegas.

A nossa Agenda Noiva-choque tem todas as orientações para tornar uma noiva capaz de organizar todo o casamento sozinha e, associada à lista de fornecedores do site, todo o processo fica muito mais simples.

 

_____________S

 

Veja lista de fornecedores aqui: FORNECEDORES

 

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Se quiser concorrer ao sorteio do Instagram e Facebook, deixe um comentário abaixo sobre o tema do artigo e o nome da sua cidade e vá para as redes sociais ver os próximos passos.

.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Upload
Max File Size 15MB
Please reload