© 2018 by S & PAZOZZOO. All rights reserved.

Para anúncios, reclamações e outras questões, contacte:

contacto@noivachoque.co.mz

* A Noiva - choque não se responsabiliza por nenhum fornecedor anunciado neste website, sendo o seu papel meramente relacionado à publicidade e/ou comunicação entre usuários do website e serviços anunciados.

"Partilhar é se importar."

-Dicas para noivas-

Damas de honra

Aqui em Moçambique, o costume de noivas terem damas de honra é já bastante antigo. No começo as damas não desempenhavam muitos papeis além do acompanhamento da noiva na entrada nas igrejas e salões de festas. Actualmente as damas tem diversos papeis, desde ajudar na organização do casamento, receber os convidados no salão, entre outros. Em outros países como os EUA, as damas são escolhidas a dedo e a aceitação deste convite vem com muita responsabilidade. Lá, ser uma dama significa ser uma parceira dedicada em todo o processo da montagem do casamento, tanto que esse pedido às vezes é recusado. Na verdade, a palavra inglesa "bridesmaid" traduz-se para servente da noiva.

 

Como escolher uma dama?

Depende do que pretende. Deseja ter ajuda na organização do evento? Quer ter uma equipa que vai apoiar o entretenimento da festa? Ou só lhe interessam fotos em grupo bonitas?

De acordo com as respostas para essas perguntas, pode decidir quem melhor das suas opções se enquadra nesses papéis. Mas,tendo em mente que as damas idealmente devem ser pessoas especiais para a noiva. O momento do casamento é muito especial e escolher quem nos conhece melhor, não só torna a experiência mais excitante, como também garante uma óptima despedida de solteira!

 

 

 

 

Quantas damas?

Quanto ao número de damas não há muita regra , desde 2 à 20. Também há a opção de se escolher acompanhantes masculinos para elas, apesar de actualmente ter sido menos frequente. Qualquer que seja a sua escolha, só tenha em mente o papel que deseja que estes tenham no casamento e se vai querer ajudar no pagamento dos trajes. Se deseja uma apresentação de valsa, fica mais interessante que sejam homens e mulheres e pelo menos 4 pares. No entanto, se está a pensar em comprá-las vestidos custom made por um estilista, talvez 3 seja o seu limite.

 

 

Como fazer o convite?

Nos EUA, existe a prática de um convite especial às damas por parte da noiva. Normalmente envolve um presente que a noiva oferece à dama com a pergunta "Gostarias de ser a minha dama de honra?" e uma comemoração de algum grau. Nós não temos esse costume cá. Talvez porque normalmente convidemos familiares, já que as nossas famílias são tão numerosas e para essas pessoas não haja necessidade de tantas formalidades.

 

 

Como vestir as damas?

Outro costume em alguns países afora é o de a noiva escolher e pagar os vestidos das damas. Em Moçambique a história tende a ser outra, cada dama costuma pagar pelo seu vestido e a escolha normalmente é feita em conjunto. Se um costume é melhor do que o outro, é difícil dizer. Mas que os casamentos nos EUA e outros países tendem a ser menores, é facto. Menores em convidados, em quantidade e opções de comida e talvez isso ajude a noiva a custear esse tipo de coisas.

Normalmente as damas vestem o mesmo vestido ou trajes muito similares. Pode ser similar na cor, no feitio e/ou no tecido do vestido. Mas para a criatividade há sempre espaço e ninguém disse que estas regras não podem ser quebradas.

 

_______________________________________________S

Veja como organizar um casamento aqui: ORGANIZAÇÃO

 

Gostou da dicas? Deixe o seu comentário.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Upload
Max File Size 15MB
Please reload